QUEM SOMOS?
O grupo de pesquisa Nina Simone: Estudos interdisciplinares de gênero desenvolve atividades interdisciplinares de pesquisa e extensão sobre as questões de gênero a partir de uma percepção interseccional. Sua coordenação é composta pelos seguintes professores: Profa. Dra. Andréa da Rocha Rodrigues Pereira Barbosa (Coordenadora) e Prof. Dr. Marcelo Pereira Lima (Vice-coordenador). Link do diretório do grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/614006
CONHEÇA OS NOSSOS COORDENADORES
COORDENADORA
ANDRÉA DA ROCHA RODRIGUES PEREIRA BARBOSA
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1993), graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2007), Pós-doutorado em história pela USP. (2014). Atualmente é Professora Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de História, história do Brasil, com ênfase em História e Gênero, Teoria da História, Metodologia da Pesquisa e Historiografia Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas: histórias da infância e das mulheres, das sexualidades, das relações de gênero. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a História da Infância e da Sexualidade através do projeto “A sexualidade juvenil soteropolitana (1970-1990): as representações sobre a violência e o lúdico da prática sexual”, financiado pela UEFS e pesquisas sobre gênero através do projeto “Gênero e sexualidade na história do Brasil”. Coordena a linha de pesquisa Nina Brasil. E-mail para contato: arrpbarbosa@uefs.br

VICE-COORDENAÇÃO
Marcelo Pereira Lima
Marcelo Pereira Lima é graduado e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Nesta universidade, tornou-se também mestre em História Social pelo PPGHIS (2001). É doutor em História pelo PPGH da Universidade Federal Fluminense (2010) e Pós-doutor pela Universidade de Salamanca (2015) e pela Universidade de Cantábria (2021), com bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Programa CAPES-PRINT). Atualmente, faz parte de diversos grupos e laboratórios de pesquisa no Brasil e no exterior tais como o Programa de Estudos Medievais – UFRJ (pesquisador); o Translatio Studii, Núcleo Dimensões do Medievo – História, Língua e Filosofia (UFF – pesquisador) e o Vivarium – Núcleo Nordente (UFAL, pesquisador), GOBPORT (La Gobernanza de los Puertos Atlánticos en la Edad Media, Universidad de Cantabria, colaborador externo) e RIMEG (Red Internacional Multidisciplinar en Estudios de Género – co-fundador e membro da Comissão Diretiva).Tem experiência na área de História, com ênfase na História Sociocultural das Instituições Medievais, sobretudo na História da Igreja e do Papado, da Realeza Medieval e da História do Direito Medieval. Além disso, dedica-se à pesquisa sobre os fundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos dos Estudos Feministas, da História das Mulheres, da História das Masculinidades, Estudos Queers e Estudos de Gênero. É professor Titular da Universidade Federal da Bahia e coordenador da linha de pesquisa Medieval do Nina Simone. Email para contato: inperpetuum@uol.com.br

LINHAS DE PESQUISA
1 – NINA BRASIL: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE GÊNERO
Objetivo: Esta linha tem o propósito de promover estudos e pesquisas sobre gênero, classe e raça em suas mais diversas temporalidades em uma perspectiva interdisciplinar, focando no espaço social brasileiro
2 – NINA MEDIEVO: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE GÊNERO
Objetivo: Refletir sobre as assimetrias de gênero no período medieva a partir da ferramenta interseccional
3 – NINA ANTIGA: ESTUDOS DE GÊNERO NA ANTIGUIDADADE
Objetivo: Promover e divulgar pesquisas voltadas para os estudos de gênero e história das mulheres no Brasil.
EQUIPE
1- Prof. Ms. Caline Oliveira Santos
Possui graduação em História, especialização em História da Bahia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade para a formação de educadores(as) pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Mestrado em Ciências Sociais, Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7110079325882856

2- Beatriz Santos Sodré
Graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Pós – graduanda em História da Bahia pela Universidade Estadual de de Feira de Santana, com a pesquisa intitulada “Os capitães da areia na cidade da Bahia: a construção identitária do menor marginalizado em salvador (1927-1937). Atuou como bolsista de Iniciação Científica PROBIC/ UEFS de 2021/2022. Tem enfoque na área de História da Infância, com destaque para os estudos da Violência Infanto-juvenil, Relações de Gênero e Classe.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7517434793517089

3 – Michael Antônio
Graduando do curso de História na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4742227420064147
4 -Prof. Ms. Giovanna Trevelin
Graduada em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e mestra em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com foco na linha de pesquisa “Práticas Culturais, Memória e Imagem”. Atualmente é doutoranda em História Global na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dentro da linha de pesquisa “Conexões globais: Teoria, Arte e Narrativas”. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Nina Simone (UEFS), atuante na área de História do Brasil e Gênero, participante do LEGH – Laboratório de Estudos de Gênero e História (UFSC), e desenvolve projetos sobre a participação das mulheres na Independência do Brasil. Áreas de pesquisa: História da Arte; História do Brasil; História das Mulheres; Estudos de Gênero; Feminismos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2541171384128102
5 – Pedro Henrique Alves Pamponet
Mestrando em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atuou como bolsista FAPESB em 2022/2023 com o plano de trabalho: “Relações entre o humor e os discursos de gênero através da perspectiva dos cartuns nos anos 70” e em 2021/2022 como bolsista CNPq com o plano de trabalho: “Representações sobre os corpos femininos e masculinos na Revista O Cruzeiro, entre 1960 e 1970”. Tem enfoque na área de História, Gênero e Sexualidade com estudos no século XX, atuando principalmente nos segmentos de História e Literatura, História e Publicidade e Propaganda e História e período Ditatorial no Brasil. Sua principal pesquisa se debruça a entender a participação midiática da revista “O Cruzeiro” na construção da representação de feminilidades e masculinidades.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4316587233366210
6 – Jalana Santana de Souza
Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência (UEFS, 2023-2024).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3341355643170890
7 – Prof. Ms. Maria Inês Castro Nascimento
Maria Inês Castro Nascimento, natural de Vargem Grande /MA ,Especialista em Metodologia do Ensino Superior e EAD pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL (2021). Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2017). Formação Específica em Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2005). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Santa Fé (2007). Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2020). Docente da rede pública – Secretaria Municipal de Educação de São Luís/ SEMED no segmento de Educação Infantil. Membro do grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Brincadeiras – GEPIB/UFMA. Atua no segmento de Educação Infantil com formação de professores. Mestra em Teologia Livre pela Faculdade de Integração Teológica – FAINTE (2022).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0666700089410485
8 – Prof. Ms. Thasio Fernandes Sobral
Doutorando em História Social pela Universidade Federal da Bahia, mestre pela mesma instituição (2019) e licenciado em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016). Desenvolve estudos sobre o jornal alternativo e homossexual Lampião da Esquina. Elaborou trabalhos sobre História da Imprensa, movimentos sociais, Ditadura Militar, relações de gênero, e em especial, sobre as homossexualidades masculinas. Desenvolveu pesquisa sobre Teoria e Filosofia da História, sobretudo, a respeito do movimento historiográfico Escola dos Annales. Tem experiência na investigação de produções audiovisuais e em seu uso como recurso didático para o ensino de História. Também é Membro da Red Internacional Multidisciplinar en Estudios de Género (RIMEG).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9731820187044453
9 – Roseane Carneiro Dos Santos
Graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6776833523684390
10 – Áquila Alves dos Santos Oliveira Ferreira
licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, licenciada em Pedagogia pela Uniasselvi, licenciada em segunda licenciatura em letras pela Uniasselvi, pós graduada em ensino de língua portuguesa e literatura pela Uniasselvi. Membro do grupo de Estudos Nina Simone (UEFS) . Cursando mestrado especial em Educação na UEFS e Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital pela UFRB. Representante Técnico/Pedagógico de Interação entre os segmentos da EJA, com atribuição de coordenar a organização editorial do documento.
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3002063299347835
11 – Prof. Ms. Nara Barrozo Witzler
Possui graduação em História – Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Realizou pesquisa de Iniciação Científica com bolsa CNPq sob a orientação do Prof. Dr. Rui Luis Rodriguez entre os anos de 2015-2016, com o título “MULHERES E BRUXAS: O Cotidiano feminino retratado nas imagens de bruxaria (1500-1535)”. Possui título de Mestra, tendo realizado durante os anos de 2017-2019 a pesquisa de mestrado com bolsa CNPq pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob a orientação do Prof. Dr. Rui Luis Rodriguez, com a dissertação “O FEMININO PELOS OLHOS DE DEMONÓLOGOS ESPANHÓIS DOS SÉCULOS XVI E XVII”. Nos anos de 2018-2019, realizou um intercâmbio no exterior sob a orientação da Prof. Dra. María Jesús Zamora Calvo, pela Universidad Autonoma de Madrid (UAM). Atualmente realiza pesquisa de doutorado pela Unicamp com a tese “CIDADES AMALDIÇOADAS: BRUXAS E FEITICEIRAS NA PROVÍNCIA DE GUADALAJARA ENTRE OS ANOS DE 1527 A 1630.” Possui experiência na área de História, com ênfase em História Cultural da Primeira Modernidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, bruxaria, primeira modernidade europeia.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1030319514597646
12 – Prof. Ms. Raphael Varga Scorpiao
Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) , especialização em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015) e mestrado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). É Defensor Público do Estado da Bahia.
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3894104280582095
13 – Prof. Ms. Jacson Lopes caldas
Possui Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2013). Foi bolsista do Museu Casa do Sertão entre os anos de 2009 e 2013, onde desenvolveu atividades de apoio técnico concernentes ao calendário de conservação e preservação nos acervos museológicos, documental e bibliográfico do órgão e da Associação dos Ex-Combatentes de Feira de Santana. Participou da produção e montagem de exposições temporárias, desenvolvendo ainda atividades de monitoria na realização de atendimento público aos visitantes do Museu Casa do Sertão. É especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela FIBMG/FABRAS (2023). É especialista em História do Brasil pela FIBMG (2024). É Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da UNEB, Campus V – Santo Antônio de Jesus- BA (2016) no qual desenvolveu pesquisa na área de história, memória, museus, cultura popular e identidade sertaneja tendo o Museu Casa do Sertão da UEFS como objeto de estudo. Atualmente é estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM-UFBA) com pesquisa na área de história de mulheres negras, gênero, interseccionalidade e feminismo negro.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1636539637448269
14 – Prof. Drª. Karolini Batzakas de Souza Matos
Em 2012 foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em 2013 foi bolsista de monitoria, na disciplina de Antiguidade I, retornando ao PIBID em 2014. Formada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 2015, especialista em Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestra em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2021 ingressou no programa de doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuou como Ped da disciplina História Antiga (HH 185A) e da disciplina de Tópicos especiais em em História VI, Antiguidade e Modernidade: recepção e usos do passado (HH 706A).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6831704970943759

